Gravataí tem bússola do Sistema Único de Assistência Social



Lei do SUAS foi sancionada pelo prefeito Zaffalon na Conferência de Assistência Social

Imagine que os programas aplicados para atender a população sob risco social de uma cidade funcionassem mais como um extintor de incêndios, sem um regramento específico e alinhado com as estratégias estaduais e nacionais para estas situações. Se Gravataí fosse um navio, seria como navegar em mar revolto, com mudanças de rumo abruptas, que dificultariam o êxito da jornada. Desde a última sexta-feira, o Município navega nestas águas com a bússola da Lei 4661/2023, que organiza o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sancionada pelo prefeito Luiz Zaffalon, na abertura da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no último dia 15, no auditório da Faculdade QI.

Na ocasião, o prefeito Zaffalon disse que a nova lei é o marco legal que organiza todos os instrumentos da assistência social no Município, resultado de muitas discussões entre representantes da administração municipal e da comunidade desde 2018.

Estamos sempre buscando melhorar e modernizar a estrutura de atendimento à comunidade. Na área da saúde, por exemplo, na próxima semana estaremos inaugurando a Unidade de Saúde da Família do Itatiaia, uma das dez que estarão concluídas até o final de 2024. Estamos fazendo isso como forma de cuidar diretamente das pessoas, porque muitas dos nossos postos funcionam em prédios antigos, sem acessibilidade e sem as condições apropriadas até para nossos servidores. Esperamos fazer o mesmo com a assistência social, para que as pessoas sejam acolhidas em instalações adequadas às suas necessidades – acrescentou o prefeito.

Presente ao evento, o diretor do Departamento de Assistência Social do Estado, Bechara Miranda, elogiou a postura de Zaffalon diante dos desafios do setor em Gravataí:

− É raro ouvir um prefeito presente à Conferência de Assistência Social se manifestar sem falar em entrega de cestas básicas à população como política para o setor. Com esta visão de melhorar a estrutura física para o setor, Gravataí está na vanguarda da qualificação do atendimento às pessoas sob risco social.

A CONFERÊNCIA − Sob o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS queremos”, a conferência reuniu representantes da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social, servidores, usuários e integrantes da sociedade organizada ligados ao setor. Depois da apresentação das deliberações da última conferência, pelo secretário da SMFCAS, Diego Moraes, os participantes discutiram as políticas públicas da assistência social divididas e cinco eixos, elegeram os delegados que participarão da Conferência Estadual agendada para outubro e promoveram a discussão das deliberações e moções para o próximo biênio.

 

Conferência reuniu representantes da administração municipal, servidores e usuários do SUAS

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O desafio da Feira Aí na Prefa