Clube Literário de Gravataí realiza o último sarau do ano


 

    A presidente Ângela com integrantes do Clube Literário de Gravataí na 34ª Feira do Livro

A Biblioteca Pública Monteiro Lobato sediou na noite desta sexta (1º de dezembro), o último Sarau do Clube Literário de Gravataí, em 2023, iniciativa conjunta já tradicional com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL). Antes do evento, a presidente do Clube, a professora e escritora Ângela Xavier fez uma avaliação das atividades do ano, em entrevista para o Diário d’Aldeia.

“Este foi um ano muito positivo para o Clube. Vejo com satisfação a entidade ocupar vários espaços tanto públicos quanto não-governamentais, privados, dentro de seus objetivos de fomentar a literatura e promover toda e qualquer manifestação artística. O Clube Literário tem estado presente no dia a dia dos gravataienses. Fico profundamente envaidecida que isto esteja ocorrendo também durante a minha gestão, porque o Clube tem 25 anos de história e sempre foi muito presente e atuante na comunidade”, destacou Ângela.

Segundo ela, nesta caminhada as parcerias têm sido fundamentais, entre elas, a mantida com a Prefeitura de Gravataí:

“A SMCEL tem nos apoiado na realização de saraus mensais em espaços públicos, como a Biblioteca Pública Monteiro Lobato e o Quiosque da Cultura. Temos também nossos parceiros do Sesc, que nos permite realizar o sarau bimestralmente, aos sábados, em sua biblioteca. Isso é muito importante porque atinge um público que não tem como participar em outros dias da semana”, relata.

Ângela cita ainda dois projetos que a deixam orgulhosa neste ano:

“Temos o Sarau Solidário, que leva a literatura a lares de idosos e o Clube Literário Jovem, que vai até as escolas para incentivar o surgimento de novos leitores, escritores e ilustradores, coordenado por uma adolescente, a Valentina Xavier Freitas, nossa menina dos olhos”.

A presidente da entidade fala com emoção do retorno da Feira do Livro de Gravataí, realizada em setembro:

“Finalmente conseguimos a realização da 34ª Feira do Livro de Gravataí (suspensa desde 2020 por causa da pandemia de Covid). Foi especial porque o Clube foi um dos homenageados, em comemoração aos seus 25 anos de atividades. Tivemos a oportunidade de promover várias intervenções artísticas durante a Feira. Destaco mais uma vez, a presença marcante do Clube Literário Jovem, atraindo novos leitores e novos integrantes, promovendo a renovação da entidade, que é sempre bem-vinda”, festeja.

Como nas demais edições, o acesso ao Sarau do Clube Literário foi gratuito e aberto para a comunidade. A último encontro do ano foi marcado ainda pela campanha “Doe um brinquedo e deixe o Natal de uma criança mais especial”. As doações serão encaminhadas a uma organização comunitária a ser escolhida posteriormente.

“Entendemos a necessidade de promover lazer e entretenimento para a população e é o que estamos fazendo. O governo municipal busca promover espaços nos quais a comunidade possa manifestar o talento e as habilidade”, destacou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Leandro Ferreira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O desafio da Feira Aí na Prefa